"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

domingo, 6 de agosto de 2017

Livrarias Cólofon e Manuel Ferreira – as novidades de Agosto

Mesmo em tempo de férias, e de grande calor, algumas livrarias decidiram apresentar as suas propostas para esta fase do ano.



Concretamente refiro a Livraria Manuel Ferreira situada na Rua Dr. Alves da Veiga, 89. 4000-073 Porto |Telemóvel: 910532669 / Telefone: 225363237 | Email: contacto@livrariaferreira.pt | Web: www.livrariaferreira.pt, que oferece 30% de desconto, até ao dia 31 de Agosto, promoção exclusiva na secção 'Oportunidades'. Os livros anunciados nesta secção serão diariamente renovados.

“Está de visita à cidade invicta e as suas férias têm paragem obrigatória em livraria e alfarrabistas?
Para aqueles que não conseguem tirar umas férias da sua biblioteca e aproveitam todas as oportunidades para juntar aquela peça que falta à sua colecção, sugerimos um contacto prévio à sua visita, para que antecipadamente nos seja possível seleccionar dos nossos armazéns as peças bibliográficas dos autores e temas do seu especial interesse.
Para quem prefere visitas surpresa, encontrará à sua disposição uma livraria com uma organização moderna, devidamente informatizada, onde com a nossa assistência, poderá consultar todo o nosso acervo.”

As Oportunidades podem ser consultadas aqui, mas também sugiro uma visita por estas temáticas:













Igualmente a Livraria Cólofon de Francisco Brito situada no Largo Condessa do Juncal, nº 57 4800-159 Guimarães | www.colofon.pt | colofon.pt@gmail.com| +351 919 565 452 apresentou as primeiras novidades de Agosto que podem ser consultadas aqui.



Francisco Brito destaca, da lista apresentada acima, os seguintes exemplares:



 1483 - Gandra, João Nogueira – VERSOS IMPROVISADOS EM APPLAUZO DA BEM CONHECIDA ACTRIZ DO THEATRO PORTUGUEZ JOSEFA THEREZA SOARES. OFFERECIDOS A D.J.B. E A VARIOS AMIGOS. Porto. 1811. 8 págs. 22 cm. B.

 Composição poética da autoria do célebre publicista portuense João Nogueira Granda, proprietário da Imprensa do Gandra e redactor de diversos periódicos dos quais se destaca a “Borboleta Constitucional”.

Esta composição, dedicada à actriz Josefa Teresa Soares, poderá ser dos primeiros trabalhos publicados por João Nogueira Gandra.

Exemplar não encadernado. Em bom estado, ainda que com algumas manchas de humidade.

Raro.



1454 – Fernandez-Guerra y Orbe, Don Aureliano – EL FUERO DE AVILÉS… Madrid. Imprenta Nacional. 1865. 191 págs. 27 cm. B.

“Discurso leido en la junta de la Real Academia Española para solemnizar el aniversario de su fundacion”.

Importante trabalho sobre a História Medieval espanhola.

 Contém no final do volume três fac-similes desdobráveis com “Carta-Puebla o Fueros de Avilés”, “Fueros dados a Sahagún en 1152” e “Signos de Alfonso VII”.

 Exemplar muito valorizado pela dedicatória do autor “al sabio historiador portugues” Alexandre Herculano.

 Exemplar não encadernado. Conserva as capas de brochura. Lombada com muitos sinais de desgaste e perdas. Defeito no pé da capa e nas primeiras páginas sem afectar o texto (ver imagem). Interior em bom estado.

E, como estamos num Verão bastante quente, o melhor é mesmo pegar num livro e “ir a banhos” para a praia ou, se preferirem, procurarem uma sombra acolhedora numa paisagem bem campestre e sentarem-se ao fresco!

Saudações bibliófilas.

Sem comentários: