"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

sábado, 11 de março de 2017

Livraria Esquina – o falecimento de Luís W. Barroso


Livraria Esquina
©Fotografia de Pedro Canto Brum

Mais uma perda para a bibliofilia portuguesa o falecimento de Luís W. Barroso consultor da Livraria daEsquina localizada na Rua Afonso Lopes Vieira, 126 (ao FOCO) | 4100-020 Porto | Portugal. 

Tomei ontem conhecimento por uma sua colega, do falecimento de Luís Barroso. Embora não fizesse parte do meu leque de amizades no universo livreiro-antiquário português, esta livraria estava incluída no lote pelas quais, com alguma regularidade fazia o périplo, na busca constante de algum exemplar que me pudesse interessar, pelo que não posso (nem quero!) deixar de lamentar o sucedido e apresentar os meus pêsames à família.


Livraria Esquina
©Fotografia de Pedro Canto Brum

Na nota de Apresentação da Livraria afirma-se:

“Fundada em 1972, a LIVRARIA ESQUINA tem-se dedicado ao mundo do livro.
Inicialmente, e com a dimensão de livraria de bairro, esteve muito ligada ao livro novo, e numa pequena escala.
Com o andar do tempo, e por inclinação vincada da sua gerência, o livro antigo, raro, curioso e de valor foi-se naturalmente impondo e é hoje o principal cuidado e interesse desta casa.


Livraria Esquina – encadernação armoriada
©Fotografia de Pedro Canto Brum

Não sendo possível no nosso país uma especialização no sector de alfarrabismo, temos, no entanto, desenvolvido com alguma profundidade assuntos especializados, por exemplo, Arte, Genealogia, Regionalismo e, muito particularmente, o livro antigo, isto é, o livro quinhentista, seiscentista e setecentista.
Não sendo nada fácil a aquisição destas obras, que cada vez menos se encontram no mercado, temos tido o privilégio de terem passado já pelas nossas estantes, dos melhores e mais raros livros da nossa literatura clássica.


Livraria Esquina – NOBRE, António – Só (1ª edição)
©Fotografia de Pedro Canto Brum

Sobre literatura contemporânea, ou modernista, dedicamo-nos especialmente às edições mais representativas. Também sobre História, Descobrimentos e afins, possuímos um bom lote de livros interessantes.
Finalmente, gostaríamos ainda de afirmar que estamos sempre interessados em adquirir bibliotecas, grandes ou pequenas, no nosso país ou no estrangeiro, bem como livros isolados, de valor.”


Livraria da Esquina - Livros mini-bar
©Fotografia de Pedro Canto Brum

Aqui deixo esta notícia triste para o mundo da bibliofilia, mas certo de que apesar do percalço a Livraria Esquina não deixará cair o projecto bem estruturado e em boa marcha.


Saudações bibliófilas.

Sem comentários: