"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Morreu um livreiro-antiquário…perdi um amigo.



José Ferreira Vicente

José Ferreira Vicente proprietário da Livraria Olisipo, de que tantas vezes aqui falei, mais que não fosse pelos seus leilões regulares, faleceu.



Livraria Olisipo - entrada

A Livraria Olisipo era um dos pontos de paragem obrigatório nas minhas idas a Lisboa. Mais do que para adquirir livros (e alguns lhe comprei…) mas, em especial, pelo simples prazer de uma conversa quer na Livraria, ou quando acontecia irmos almoçar com o Luís Gomes, quando ele ainda a Artes & Letras ficava ao lado.


Livraria Olisipo - interior

Eram momentos de trocas de impressões em que fui enriquecendo os meus parcos conhecimentos bibliófilos e que serviram também para consolidar uma amizade ao longo dos anos, pois nem só de livros vive o homem…

A Livraria Olisipo atravessou alguns momentos difíceis, em 2013, pois teve ordem de despejo, mas conseguiu depois das obras realizadas no imóvel, voltar ao local habitual.




Despejo ameaça duas livrarias emblemáticas do Chiado.....

Era um homem de trato afável sempre disponível para um esclarecimento e aceitando sem preconceitos uma crítica ou um outro ponto de vista (apesar de ser um grande conhecedor bibliófilo).



VIEIRA, Padre António – SERMONES // SELECTISSIMI, // Foecunditate Materiarum, Sublimitate, // Subtilitate, & acumine Conceptuum // admirabiles: // Idiomate Lusitanico conscripti & variis typis evulgati, // Nunc in Cartusia Coloniensi latinitgate donati. // Cum triplici Indice, Thematum, Locorum Sacrae Scripture, // & rerum memorabilium. // PARS PRIMA. // (à Pars Tertis). // Coloniae Aggripinae [Colónia] // Hermanni Demen M.DCLXXXXII (1692). 3 Partes. In-4º Encs. em 1 de [16], 356, [45], 369, [42], 414, [28] pág.

Aliás fica aqui o registo de uma dessas nossas ”polémicas”:

“Estimado José Vicente
Voltando ao nosso Hermann  Demen, (e à obra do Padre António Vieira – Admodum reverendi patris Antonii Vieira, ... Sermones selectissimi... idiomate lusitanico conscripti... nunc in Cartusia Coloniensi latinitate donati, cum triplici indice, thematum, locorum Sacrae Scripturae et rerum memorabilium... – tomo a liberdade de lhe enviar a resposta do meu amigo Alain Marchiset.
[…] Esta resposta levanta-me uma dúvida, que me vai desculpar de a expor: o livro parece estar incompleto, pois que lhe falta a 4ª e 5ª parte (ainda que aparentemente impressas mais tarde em 1695). É correcta esta minha ideia? […]
Certo da sua atenção aceite os meus agradecimentos pelo tempo que dispensou para o meu esclarecimento, que ultrapassa tudo o que eu possa ter “estudado”.
Com grande estima e amizade
Rui Martins”

Ao que respondeu:

“Quanto ao Padre António Vieira, realmente foram publicados 5 Partes desta obra, e não 3 como pensei ser tudo o publicado. As minhas desculpas por este lapso. […] Junto incluo uma lista das edições dos Sermões do Padre António Vieira, já preparadas para O Valor do Livro Antigo em Portugal – Volume II prestes a ser publicado. Pode verificar em 1.22 que a informação lá contida está errada e mas que ainda pode ser alterada.
Renovando as m/desculpas, sou
Atenciosamente,
José Vicente”

 Como prova disso, deixou-nos o primeiro volume de uma obra monumental, que a crise económica impediria a sua persecução:




Pereira, João Figueiredo e Vicente, José Ferreira – O Valor do Livro Antigo em Portugal. Volume I. Séculos XV e XVI, Forais e Manuscritos. Leiloados em Portugal. 1990 - 2003. Lisboa. 2006. Suporgest. In-4º de 814 págs. Prefácio de João José Alves Dias. Primeiro e único volume saído. Descrição de centenas de espécies leiloadas entre 1990 e 2003. Com reproduções a cores e p/b. Encadernação editorial em material sintético com sobre-capa de protecção. Edição bilingue: português / inglês.




Foi a primeira publicação a nível mundial, bilingue, onde é apresentada a valorização do livro antigo de autores portugueses e estrangeiros com publicações de interesse para Portugal. Contém também a mais completa biografia dos mesmos autores, alguma vez publicada. Esta publicação, foi projectada para ser editada em vários volumes, onde cada um dos quais abordará um século.

O Valor do Livro Antigo em Portugal seria publicado em vários volumes, cada um dos quais abordará primeiramente um século. A selecção dos autores incluídos nos diversos volumes tem como critério base os livros e manuscritos leiloados em Portugal desde 1990 até aos nossos dias. O aparecimento de um autor em cuja primeira edição do seu primeiro livro tenha sido publicada num determinado século, faz com que a informação relativa a todos os seus livros leiloados e a biobibliografia do mesmo seja inserida no volume correspondente a esse século.

Infelizmente foi publicado apenas o Volume I, embora o Volume II já estivesse pronto para ir para os prelos (como se pode inferir do texto acima referido).


Marca de impressor de Hermann Demen

Com este esboço, muito pessoal, quero aqui expressar a minha sentida homenagem ao homem que partiu e ao bom amigo que me deixou.

Aproveito para expressar os meus sentidos pêsames à sua família.

Saudações bibliófilas (hoje de luto)

Sem comentários: