"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

sexta-feira, 6 de junho de 2014

José F. Vicente Leilões – Leilão da Biblioteca do Coronel José Pinto Ferreira (4ª Parte)



042. ARRAIS, Frei Amador. - DIALOGOS // DE // DOM FREY // AMADOR ARRAIZ // Bispo de Portalegre: // REVISTOS, E ACRESCENTADOS // pelo mesmo Autor nesta segunda impressão // [Gravura] // ... // Com licença do Sancto Officio & Ordinario, // & Priuilegio Real // Coimbra.
Na Officina de Diogo Gomez Lovreyro, 1604. In-4º de [22], 346 [de facto: 341] Fls. Enc.

Trata-se do leilão de uma preciosa biblioteca que reunia obras de várias temáticas: Restauração, Camoneana, Camiliana, Monografias, Bibliografia, Constitucionalismo, Literatura, Guerra Peninsular, estrangeiros sobre Portugal, História, Mapas e Gravuras. (e chamo a vossa especial atenção para a importante colecção de Gravuras, Mapas e Desenhos)



O leilão terá lugar a 16, 17 e 18 de Junho de 2014 às 21h com exposição dos lotes a 15, 16, 17 e 18 de Junho de 2014 das 15h às 20h no Palácio da Independência ao Largo de São Domingos, 11 (ao Rossio) em Lisboa.
Este terá a sequência seguinte:
1ª sessão – Lotes 1 a 460
2ª sessão – Lotes 461 a 920
3ª sessão – Lotes 921 a 1396

Para este leilão José Ferreira Vicente elaborou um catálogo com descritivos detalhados, tanto sobre a obra como sobre o seu autor (aliás como já nos habituou).





Dada o acervo ser rico na temática do livro-antigo, e que nem sempre surgem no mercado, vejamos alguns desses lotes, independentemente da sua raridade, apenas tendo como objectivo chamar a atenção para aqueles que menos frequentemente falei aqui.



037. APLAUZOS // ACADEMICOS // e relação do felice successo // da celebre victoria do Ameixial. // EM AMSTERDAM em casa de Jacob van Velsen. Ano de 1673. // In-8º de [24], 384, 236 págs. Enc.

Inocêncio, Tomo I, pág. 301/302: “...O frontispício é aberto a buril, e formado de uma elegante portada, tendo no centro o título, tambem gravado. Além d’esta ha mais tres estampas, de que a primeira é o retrato do Conde de Villa_flor, a segunda um Labyrinto em honra do mesmo Conde, e a terceira uma representação allegorica do palacio da Sabedoria. Este livro é notavel pela sua boa execução typographica, e estimado pelo seu conteudo. Consta de prosas e versos latinos, portuguezes, e castelhanos, de que uma boa parte pertence ao Academico Ambicioso (D. Antonio Alvares da Cunha), e o resto a diversos auctores, quasi todos anonymos. As poesias portuguezas, posto que escriptas no gosto dominante da escola hespanhola, são sem duvida das melhores que n’aquelle tempo se escreveram...”. De grande raridade. Algumas folhas preliminares mal encadernadas, mas completo. Pequeno restauro na margem inferior do frontispício. Encadernação contemporânea inteira de carneira, com pequenos defeitos.



058. AZPILCUETA NAVARRO, Martinho. - MARTINI AB AZ // pilcueta Nauarri iuris- // cõsulti in tres de poe- // nite[n]tia distinctionesposteriores com- // mentarij. Adiectus est in calce libri // locupletissimus índex: // Conimbricae. // // Ex Officina Johannis Al- // vari et Johannis Barrerii. // M.D.XLII. In-Fólio de [12], 396, [35] págs. + 1 em branco. Enc.

Edição original de grande raridade. «Martinho de Azpilcueta. Celebre jurisconsulto espanhol nascido perto de Pamplona (Navarra) e chamado por isso Doutor Navarro, aparentado com famílias ilustres e antiquíssimas, às quais pertenceu também São Francisco Xavier. Foi convidado pelo governo francês a fazer parte do Parlamento de Paris. Recusando aquela honra. Regressou a Espanha, obtendo a cátedra de Prima Canones na famosa Universidade Salamanca, lugar que desempenhou com um critério tão inovador, que produziu uma verdadeira revolução no que então significavam os estudos universitários. Seguindo o conselho de Carlos V, aceitou o convite de D. João III de Portugal, para reger uma cátedra em Coimbra. Adquiriu grande renome após dezasseis anos de ensino, findos os quais foi reformado com um soldo de 1000 ducados anuais. Em prémio dos seus serviços o rei ofereceu-lhe o bispado de Coimbra, mas ele não aceitou. Confessor de Dona Joana de Áustria, foi-lhe por esta oferecido o bispado de Santiago de Compostela que também recusou. Filipe II convidou-o para exercer um posto no Conselho do Rei e outro no Tribunal Supremo da Inquisição, mas também não aceitou nenhum deles, preferindo dedicar-se exclusivamente às suas actividades de homem de Direito. Tomou para si a defesa de Frei Bartolomeu de Carranza, processado pela Inquisição, e conseguiu salvá-lo à força de talento e de dialéctica jurídica. Em Roma na intimidade dos papas Pio V, Gregório XIII e Sisto V, que apreciaram muito os seus dotes de talento, viveu ainda 19 anos. Faleceu em Roma em 1586, sendo-lhe prestadas honras soleníssimas por ordem do Papa Sisto V. Recebeu sepultura no templo de Santo António dos Portugueses. A mais importante das suas obras, o Manual de Confesores y Penitentes, foi publicada em Portugal e Espanha simultaneamente, e mais tarde em várias edições em Antuérpia, Roma, Colónia, Paris, Veneza e Wizburgo». Exemplar com o frontispício reforçado, toscos restauros á cabeça de algumas folhas e manchas de água. A última folha de Indice e registo tipográfico com um restauro que atinge letras do texto. Encadernação do séc. XX meia de pele. 
Anselmo 240; D. Manuel 50; Palau 21377.



106 BRITO, Fr. Bernardo de. – PRIMEIRA PARTE. // DA CHRONICA DE // CISTER, ONDE SE CONTAM // AS COVSAS PRINCIPAES DESTA RELIGIAM // com muytas antiguidades, assi do Reyno de Portugal como // de outros muytos da Christandade. // Composta por Frey Bernardo de Brito Religioso, & Chronista // geral da propria Ordem. // (Brasão de Armas de Portugal). // Lisboa. Pedro Crasbeek. Anno de 1602. In-4º de [5], 494 Fls. Enc.

Primeira edição da única parte publicada desta importante obra sobre a história de Portugal e da Ordem de Cister. De grande raridade. Exemplar com o frontispício fotocopiado e com falta do retrato do autor que raramente acompanha a obra. O texto em bom estado de conservação, mas com algumas manchas de água e pequenos restauros marginais em algumas folhas. Encadernação moderna inteira de carneira, bem conservada.

A Camoneana compreende um vasto conjunto de obras que se estende do lote 112 ao lote 178.



122. CAMÕES, Luis de. - OS // LVSIADAS // DO GRANDE // LVIS DE CAMOENS. // PRINCIPE DA POESIA HEROICA. // Commentados pelo Licenciado Manoel Correa Examinador synoda// do Arcebispado de Lisboa, & Cura da Igreja de S. Sebastião da // Mouraria, natural da cidade de Eluas. // ... // EM LISBOA. // Por Pedro Craesbeeck. Anno 1613. In-8º de [6], 308 Fls. In-
8º Enc.

Nesta edição aparece a biografia de Camões, por Pedro de Mariz e na qual pela primeira vez se fala da tradição dos seus amores no Paço da Rainha. Exemplar com o frontispício e folha seguinte, páginas 153, 160 e 305 a 308 fotocopiadas. Com pequenos defeitos e restauros marginais, minúsculos cortes de traça e manchas de humidade. Encadernação da época inteira de pergaminho.

E vejamos este exemplar de Portugal Pittoresco (não confundir com Archivo Pittoresco Semanario Illustrado (1857-1868) de que aqui se deu notícia recentemete):




229 CASTRO, Augusto Mendes Simões de. - PORTUGAL PITTORESCO. Sob a direcção de... Volume I. Coimbra. Imprensa da Universidade. 1879. 12 Numeros. In-8º num total de 192 págs.
Enc.

Colecção completa. Ilustrada com gravuras extratexto. Encerra colaboração de Adolfo Loureiro, Antero de Quental, Fialho de Almeida, Andrade Corvo, Gomes Leal, João de Deus, etc. Restauro á cabeça do frontispício sem perda de texto. Encadernação moderna em sintético. Conserva as capas de brochura de todos os fascículos.



252. CHARIVARI. Semanário Humoristico Illustrado. Redactor: Alfredo Maia e outros. 1º Anno. Nº 1. 1886 (ao Nº 1º Ano. 1886 (ao 7º Anno 1893). Redactor: Alfredo Maia e outros. Porto. Lith. Peninsular e Imprensa Civilização. 1886 (a 1893). 7 Anos. In-Fólio. Encs. em 4.

Colecção incompleta. Publicou-se até 1899. Ao 5º Ano faltam os fascículos 1 e 2 e ao 7º Ano falta o 1º fasciculo.



274. CONSTITUIÇÕES // SYNODAES // DO // BISPADO DO PORTO, // NOVAMENTE FEITAS, E ORDENADAS // PELO ILLUSTRISSIMO, E REVERENDISSIMO SENHOR // DOM JOÃO DE SOUSA // BISPO DO DITTO BISPADO, DO CON- // selho deSua Magestade, & seu Sumilher de Cortina. // PROPOSTAS, E ACEITES EM O SYNODO DIECE- // sano, que o dito Senhor celebrou em 18. de Mayo do // Anno de 1687. // COIMBRA: //No Real Collegio das Artes da Compa- // nhia de Jesu, Anno de 1735. In-4º de [8], XXXV, 670, [125], [10], Enc.

RARA. Possui o anterrosto alegórico e a gravura que reproduz uma das sessões do Sínodo, tudo aberto a buril em chapa de cobre. Encadernação da época inteira de carneira. Frontispício com uma mancha de humidade.
Inocêncio, II, pág., 106; Samodães, 871.



318. DEUS, Fr. António da Madre de. - AO // MVTO // ALTO, E MVITO // PODEROSO REY, E SE- // nhor nosso Dom Ioão IV. do // nome entre os Reys de // Portugal. // (Brasão de Armas de Portugal // O SENADO DA VILLA DE SAN- // tarem, dedica este Sermão, que nella prégou o Padre // ... // em o primeiro dia de De- // zembro de 1641. Lisboa. Por Domingos Lopez Rosa. // 1642. In-8º de [47] págs. Br.
Raro.



396. GÓIS, Damião de. - CHRONICA // DO FELICISSIMO // REY DOM EMANVEL // da gloriosa memoria. // Aqual por mandado do Sereníssimo Príncipe, o Infante Dom // Henrique seu Filho, o Cardeal de Portugal, do Titulo // dos Santos Quatro Coroados. // Damião de Goes coligio, & compôs de nouo. // El Rey N. Senhor a mandou ver por Seu Coronista Mòr Ioão Baptista Lauanha, // & està conforme a que o Auctor acima mandou imprimir. // ... // Em Lisboa. Por Antonio Aluarez Impressor, & Mercador de Liuros, 1619. In-Fólio de [2], 347, [1] Fls. Enc.

2.ª edição. A primeira saiu em 1566. Impressão a duas colunas. Rosto a negro e vermelho como o escudo de armas do Duque de Bragança D. Teodósio, a quem obra é dedicada. Frontispício e as duas folhas seguintes com pequenos restauros, mancha de humidade e pequenos buracos por restaurar, sem atingir letras do texto. Algumas folhas com manchas de acidez devido á má qualidade do papel. Encadernação do século XVIII inteira de pele.
Inocêncio, II, 124. Palha III, 2829. Samodães 1398. Faria, F.L. Estudos Bibliogr. sobre Damião de Góis 52.



484. LIMA, Luis Caetano de. – GEOGRAFIA // HISTORICA // DE TODOS OS ESTADOS SOBERANOS // DE // EUROPA, // Com as mudanças, que houve nos seus Dominios, //... // TOMO PRIMEIRO // (e TOMO SEGUNDO) // EM QUE SE TRATA DE PORTUGAL. // LISBOA OCCIDENTAL, // Na Officina de Joseph Antonio da Sylva // M.DCC.XXXIV (e MDCCXXXVI). 2 Vols. In-4º Encs.

É tudo quanto se publicou. Raríssimo. Magnifica edição em papel de linho, enriquecida de letras capitais de fantasia e cabeções decorativos. Contém junto ao frontispício do primeiro volume uma gravura alegórica aberta a buril em chapa de cobre de Francisco Vieira Luzitano. Ilustrad com os Mapas de Portugal e das Províncias de Portugal, Entre-Douro-e-Minho, Trás-os-Montes, Beira, Estremadura, Alentejo e Algarve e as plantas das praças fortes de Moura, Olivença, Campo Maior e Arronches. As três ultimais folhas de Índice do primeiro volume com fortes manchas de humidade e pequenos restauros. Vestígios de carimbo safado nos frontispícios e em algumas folhas do texto. Boas encadernações modernas inteiras de pele.



767 SANCHES, António Nunes Ribeiro. - TRATADO // DA CONSERVAÇÃO // da saude // DOS POVOS: // OBRA util, e igualmente necessaria a os Magistrados, // Capitaens Generais, Capitaens de Mar, e Guerra, // Prelados, Abbadessas, Medicos, e Pays de Fami- // lias: // COM HUM APPENDIX // CONSIDEÇOENS sobre os Terremotos, com a // noticia dos mais consideraveis, de que fas menção a // Historia, e dos ultimos que se sentirão na Europa // desde o I de Novembro 1755. // Agora novamente impresso, e emendado de muitos, e // gravissimos erros, com que sahio á luz a primeira // impressão feita em Pariz. // LISBOA, Na Officina de Joseph Filippe. // M.DCCLVII. In-8º de XVI, 368 págs. Enc.
Segunda edição. MUITO RARA. O autor era de origem judaica. Foi perseguido pela Inquisição e por este motivo estabeleceu-se em França. Algumas folhas com manchas de acidez, especialmente as finais, mas em bom estado de conservação. Encadernação da época inteira de carneira.



876. AA, Pieter Vander. - BESCHRYVING // VAN // SPANJEN // EN PORTUGAL; // Waar in, // Op het naauwkeurigste, at het gene, dat, zoo tem opzigte // van hunnen ouden, // ... // E LEYDEN,
By PIETER VAN DER Aa, Boekverkoper; MDCCVII [1707]. In-Fólio de [12], 80, 84, 128, 52, 56 e [65] págs. Enc. Ilustrado com 1 mapa, 1 gravura com a vista de Barcelona, ambos desdobráveis e com dezenas de gravuras impressas no texto abertas a buril em chapa de metal retratando localidades ibéricas.

Obra famosa sobre viagens em Portugal eEspanha. Primeira edição e única em holandês, foram impressas mais duas edições de menor formato, ambas traduzidas para francês e em que foram utilizadas as mesmas gravuras.
Encadernação da época inteira de pele com ferros a ouro na lombada e rolados e nas pastas. Palau 212; Duarte de Sousa 1, 299.



958. CAMPOVERDE, Juan de. - DEFENSA // CHRISTIANA, // POLITICA, Y VERDADERA // DE LA PRIMACIA // DE LAS ESPAÑAS, // QUE GOZA // LA SANTA IGLESIA DE TOLEDO, // CONTRA VN MANIFESTO, // QUE COM TITULO DE MEMORIAL DADO AL REY, // HÁ PUBLICADO LA SANTA IGLESIA DE SEVILLA. // DIVIDIDA EN TRES PARTES. // LA PRIMERA, DECLARA SER EL MANIFESTO // MENOS DIGNO DE IGLESIA // tan grande. Ser insubsistentes los motivos, que expressa. Ser notoriamente incertas // muchas de sus erudiciones. Ser absurdas algunas de sus proposiciones. Ser vna duda, // que exita, contraria à la vniversal tradicion, y à la especial, y constante // de España, y à la piedad religiosa, y mayor honor de la // Nacion Española. // LA SEGUNDA, // TRATA EL PUNTO EN TODA FORMA ESCOLÁSTICA. // Contiene diversos Notables, vnos ciertos, y outros, admitimos para la disputa. // Refiere vn numero grande de gravíssimos Autores de todas as Naciones, que // defienden nuestra sentencia. Propone autoridades constantes, y ciertas de los Reyes // de los Sumos Pontífices, y aun de los Concílios Generales. Expressa razones // manifiestas, formadas de testimonios, y // hechos innegables. // LA TERCERA, // SATISFACE A TODOS LOS ARGUMENTOS ANTIGUOS,// y modernos, y sobre estos previne graves, y muy serias reflexiones. // SU AUTOR // EL DOUTOR NICASIO SEVILLANO. // ... // En Madrid, en la Imprenta Real: Por Joseph Rodriguez de Escobar, // Impressor// del Rey nuestro Señor, Año 1726. In-Fólio de [44], 558, [1] págs. Enc.

Belo frontispício gravado delineado por “Narcisus Thome Architec. Mayor. S. Tolet.” e esculpido por “Didacus a Thome Scup. Tolet. Anno 1726.”. Magnifica encadernação artística da época de Filipe V. em inteira de marroquim vermelho ferros a ouro na lombada e pastas (cercadura contendo um super-libris cardinalício toledano inspirado no frontispício gravado em ambas nas pastas. Corte dourado por folhas. Guardas em papel decorativo. Exemplar com ex-libris de Vicente La Fuente. Impressão muito nítida sobre excelente papel de linho, muito alvo. Existe um exemplar na Biblioteca Nacional de Madrid, com encadernação idêntica, mas com ligeira diferença nos ferros decorativos.
Palau 41557.



966. CASTRO, Félix. Machado da Silva. – VIDA DE MANVEL MA- // CHADO DE AZEVEDO, SEÑOR DE LAS // Casas de Castro, Vasconcelos, y Barroso, y de los // solares dellas, y de las Tierras de Entre Homem, // y Cabado, Villa de Amares, Comendador // de Sousel, en la Orden de Auis. // POR EL MARQUES DE MONTEBELO, Felix Machado de Silva, Castro, y Vasconcelos, // Comendador de San Iun de Concieiro, // en la Orden de Christo, su bisnieto, y sucessor // de su
Casa. // ESCRIVIASE A DON FRANCISCO Ma- // chado de Silva, su hijo, para que la imitasse, como // imito, hasta acaber la Filosophia, en edad de // catorze años y médio, en la qual fue Dios // servido de llevarle para si. // OY SE DA A LA ESTAMPA PARA QVE // estas dos vidas sirvan de dos espejos a Don An- // tonio Machado de Silva y Castro, vltimo // hermano de seis que tuvo.// [Madrid] // Impresso com licencia por Pedro Garcia de Paredes. // Año de 1660. In-8º de [7], 138, [1] págs. Enc.

Ilustrado com um frontispício decorativo, com uma gravura aberta por Gregorius Forstman, em Madrid 1660) armoriado com o brasão dos Machados. Palau 1957, Tomo X, pág. 89; Inocêncio 2, 266 e IX, 213. Exemplar lavado e com manchas de humidade. Encadernação do século XIX inteira de pele, com pequenos defeitos.



1075. MACEDO, Francisco de Santo Agostinho de. - PHILIPPICA // PORTVGVESA, // CONTRA LA // INVECTIVA CASTELLANA: // A EL REY NUESTRO SEÑOR // DON JUAN EL IV. // POR EL P. M. FR. FRANCISCO DE S. AGUSTIN // En Lisboa: por Antonio Alvarez Impressor del Rey nuestro Señor, 1645. In-4º [23, 1 br.], 287 págs. Enc.

Primeira edição. Raríssima. O autor foi enviado na Embaixada que D. João IV enviou a França, Roma e Inglaterra. Foi também professor de filosofia moral na Universidade de Pádua. Exemplar com falta da portada gravada que antecede o frontispício. Encadernação da época inteira de pele. Exemplar um pouco aparado.
Barbosa Machado 2, 90; Inocêncio 2, 323 com gralha na colação; Samodães, 3048; Ameal 2152.



1077. MACHADO, Diogo Barbosa. - BIBLIOTHECA //& LUSITANA // Historica, Critica, e Cronologica. // NA QUAL SE COMPREHENDE A NOTICIA DOS AUTHO- // res Portuguezes, e das Obras, que compuserão desde o tempo // da promulgação da Ley da Graça até o tempo prezente. // ... // TOMO I // (ao TOMO IV). LISBOA OCCIDENTAL, // Na Officina de Antonio Isidoro da Fonseca e outras // Anno de M.D.CC-XXXXI (a M.DCC.LIX). 4 Vols. In-Fólio. Encs.

Primeira Edição. Raríssima. Esta notável edição da Biblioteca Lusitana, é preciosa, pois trata-se do exemplar que pertenceu ao célebre livreiro José dos Santos, como o atestam os seus exlibris e ainda o seu retrato fotográfico, colados nas guardas. A diferença deste exemplar dos restantes, é que possui a oferta ou dedicatória do 2º volume ao Bispo do Porto, D. José Maria da Fonseca, em vez de o dedicar ao Rei D. João V, como o tinha feito no 1º volume. Desta maneira, fica esclarecido que, dos três exemplares que se salvaram com tal dedicatória, este é o 2º ou 3º exemplar actualmente conhecido. Aliás, pensamos que este exemplar é único, pois ostenta 2 retratos gravados do famoso abade-bibliografo, diferentes um do outro, e só tem a  dedicatória ao bispo do Porto encimada pela especial grande vinheta decorativa igual ao exemplar da Biblioteca da  Universidade de Coimbra, não se mencionando no frontispício o nome Bispo. Possui também uma folha solta, impressa, em que o Abade de Santo Adrião explicava aos futuros assinantes ou compradores, como eram feitas as descrições dos livros, bem como se faziam as biografias dos autores. Todos os volumes ostentam no início do texto uma gravura alegórica assinada por Debrie, bem como as letras capitais de fantasia, executadas pelo mesmo artista. Os dizeres dos frontispícios e negro e vermelho. Impressa em magnífico papel de linho e em impecável estado de conservação. Todos os volumes ostentam o ex-libris da Biblioteca do bibliógrafo José dos Santos. Soberbas encadernações da época, inteiras de carneira, com elegantes ferros a ouro nas lombadas. Peça de colecção.



1247. VIPERANUS, Joannes Antonius. - IO. ANTONII // VIPERANI // DE OBTENTA PORTVGALIA // A REGE CATHOLICO // PHILIPPO // HISTORIA. // NEAPOLI. // Apud Horatium Saluianum. // M. D. LXXXVIII. [1588] In-8.º de 20,5x15 [4], 92 pags. Adornada com uma gravura ao centro da folha de rosto com o escudo de armas de D. Filipe I de Portugal e duas capitulares.

Obra muito rara de caracter historico-juridico sobre a história da sucessão de D. Filipe I na coroa do reino de Portugal, após a morte de D. Sebastião, na desastrosa batalha de Alcacer-quibir. 2.ª edição, a 1ª publicou-se em Madrid no ano de 1583. Encadernação da época em pergaminho flexível. Exemplar em magnífico estado de conservação. Assinatura de posse coeva na folha de rosto de um jurisconsulto.
Palau 1990 VII, 208. Adams V 850.

Das gravuras destaque-se:



409. BARTOLOZZI, Francisco. - Gravura. Composição Religiosa. S. Francisco de Assis(?) perante os Evangelhos, por Puercino. Com a legenda: De Pinacotheca Gennariorum Equitis I. F. Bartberii Centensis Nepotum Bononiae.
Gravada por Bartolozzi. Sanguinea. 38x52,50cm.



418. GOTTFRIED. - D. JOÃO IV. Actvs Regivs Iohannis Lusitaniae. Representa o retrato do Rei D. João IV e 4 cenas relativas á Restauração de 1640, incluindo a morte do Conde de Andeiro. 37x36cm. 1641? Dicionário de Iconografia, II, 197 - C.

Nos manuscritos veja-se:



535. ALMEIDA, António José de. – 2 MANUSCRITOS: Carta manuscrita e assinada, datada de 25 de Janeiro de 1906. Dirigida ao Exmo. e Prezado Corriligionário, dizento: “Falei com o Dr. João de Menezes, etc. 1 Fl. E 1 Diploma onde manda transferir reciprocamente, por conveniência de serviço, os Cônsules de segunda classe em Vigo e Singapura, Alfredo Casanova e Vasco Martins Morgado. Documento dactilografado e assinado por António José de Almeida e João Carlos de Mello Barreto, datado de 1919. 1 Fl.



540. COUTINHO, D. Domingos António de Sousa. - D. Domingos António de Sousa Coutinho (1760-1833), formado em Leis, seguiu a carreira diplomática, tendo ocupado os cargos de enviado na Dinamarca (1790-1795), representante de Portugal em Turim (1796-1803) embaixador em Londres (1803-1814) e em Roma (1814-1828). Em 1810 foi governador do reino de Portugal. Foi-lhe concedido o título de Conde do Funchal em 17 de Dezembro de 1808, tendo sido elevado a Marquês em Junho de 1833, pouco tempo antes do seu falecimento. Foi autor de numerosos escritos políticos e diplomáticos. (In Associação dos Amigos da Torre do Tombo).

Conjunto de 15 documentos, originais e cópias, enviados por Manoel de Vasconcellos Teixeira de Mello; Francisco de Borja Garção Stocler; Caning, 2 cartas; Cópias de oficios trocados entre Sousa Coutinho e a Casa Puigep, Launders E Cia., sobre assuntos comerciais, em inglês; Curiosa descripção feita por Charles Mesnil, correio de Sousa Coutinho, ministro portuguez em Londres, da partida de D. João VI para o Brazil a bordo de um navio de guerra inglez. Em francês; José António Salter de Mendonça, comunicando a decisão da Corte de o demitir do cargo em Londres; Oficio enviado por Sousa Coutinho a Caning; W. W. Pabe; José Anselmo Correia Henriques, nota reservada; João de Vasconcellos de Sá; John Turnbell, etc. Datados de 1806 a 1808. Conjunto importante para a história politica da época.



1084 CARTA EXECUTÓRIA. Passada pelo Rei D. Carlos de Espanha. Executoria de hidalguia en forme apedime // to del Licenciadol Don Juan Baptista de Orte- // ga vecino abogado de la Villa de Torrubia de // Veles, del pleito q a seguido con el fical de su ?? y con zelo de la villa... 1680. In-Fólio de 55 Fls. em pergaminho. Enc.

Abre com um esplêndido desenho que representa a Virgem Maria e iluminada com cabeções, letras inicias ornamentadas e decorações vegetalistas. Encadernação em veludo, com o selo real pendente em chumbo. Manuscrito de grande beleza.



1085. CARTA EXECUTÓRIA. Carta executória espanhola, passada pelo Rei Carlos III e Don Ramon Zalo y Ortega, a favor de Don Juan Manuel Monje, natural da Real Islla de Leon, Datada de Madrid26 de Setiembre de Mil Setezientos setenta). (1770).In-Fólio de [26] Fls. Iluminadas a ouro, prata e cores, representando vários brasões de armas, árvore genealógica, frontispício gravado, letras capitais iluminadas, etc. Esta família pertence às Casas de Monje, Casa de Rodriguez, Casa de Merchante e Casa de Gallardo.

Texto a preto, vermelho e azul. Encadernação da época inteira de pele com artísticos ferros a ouro, tendo em ambas as pastas um Brasão de Armas Real.

E, finalmente, vejam-se alguns dos mapas:



408. ARNOULDUS. - CARTA NÁUTICA. AFRICA. Guiné, Angola, S. Tomé, S. Helena, Ascension, etc. 1595. Ostenta no cartouch o brasão de armas de Portuga. Colorido á mão. 64x50cm. Em magnífico estado de conservação.



1033. PORTVGALLIAE REGNVM. Séc. XVIII. Colorido á mão. 19x13,5cm. Emoldurado.

Com este conjunto de opções, propositadamente viradas para o livro-antigo como referi no início, deixo-vos com a proposta de consulta e leitura atenta deste bom catálogo.



No entanto, esta minha decisão não significa que não vamos encontrar outros exemplares de grande interesse e raridade, sobretudo na temática de literatura, em que os potenciais compradores são sempre muitos, mas essa descoberta ficará ao vosso cuidado.

Saudações bibliófilas.

Sem comentários: