"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

«Livraria Castro e Silva» – Catálogo n.º 118




Como vem sendo hábito, a Livraria Castro e Silva editou mais um Catálogo. Trata-se do «Catalogo n.º 118 – Novembro 2009».

Como já vem sendo usual, depois de uma lista de vários raros e curiosos, apresenta o seu sempre excelente «Suplemento», onde nos podemos deliciar com obras manifestamente raras e com encadernações artísticas armoriadas (as mais apetecíveis de todas para a maioria dos bibliófilos).




Catalogo n.º 118
http://www.castroesilva.com/Catalogos/Cat118.pdf


Aqui ficam alguns exemplos que certamente despertarão a vossa curiosidade. E creio poder demonstrar, uma afirmação minha anterior, de que temos livros capazes de ombrear com o que de melhor se encontra nas bibliofilias doutros países.



158. HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA DO BRASIL. Edição monumental comemorativa do primeiro centenário da independência do Brasil. Direcção e coordenação literária de Carlos Malheiro Dias. Direcção cartográfica do Conselheiro Ernesto de Vasconcelos. Direcção artística de Roque Gameiro. Litografia Nacional: Porto. MCMXXIV (1924). Em 3 volumes. De 39x28 cm. Com 275, 458 e 395 pags. Encadernação do editor. Profusamente ilustrado com gravuras extra texto reproduzindom obras de pintor Roque Gameiro.



379. ENCADERNAÇÃO ARTISTICA ARMORIADA. MAÇÓNICA. SEC. XVIII. IL PIMANDRO DI MERCVRIO TRIME- gisto, tradotto da Tommaso Benci in linga Fio - rentina. IN FIRENZE 1549. Con priuilegio di Papa Paolo III. & Carlo V. Imp. & del Duca di Fiorenza. De 17x10 cm. Com (xvi)-119-(vii) pags. Encadernação do século XVIII inteira de chagrin vermelho finamente dourada com cercaduras e entrelaçados nos cantos e no super libris armoriado em ambas as pastas. O super libris armoriado apresenta a cartela do maior grau de dignidade religiosa (cardinalícia) contendo simbologia maçónica: o leão e a estrela de seis pontas. A página de rosto com identicos ex libris oleográficos maçónicos. Exemplar com miolo afectado por manchas de humidade e com restauro marginal das primeiras folhas. Encadernação limpa e bela excepto pequeno dano na capa posterior. Obra hermética traduzida do grego em italiano.




383. FERREIRA. (Manuel) NOTICIAS SUMMARIAS DAS PERSEGUIC,ÕES DA MISSAM DE COCHINCHINA, principiada, & continuada pelos Padres da Companhia de JESV OFFERECIDAS PELOS MESMOS MISsionários. A ELREY NOSSO SENHOR D. PEDRO II. EM LISBOA. Na Officina de MIGUEL MANESCAL, Impressor do Santo Officio, da Serenissima Casa de Bragança, & de Sua Eminencia. Anno 1700. De 30x21 cm. Com (x)-458-(ii) pags. Encadernação da época inteira de pele com ferros a ouro por nervos e no rótulo vermelho. Carimbo oleografico da casa de Cadaval no ante rosto e ex libris armoriado. Inocêncio V, 423 “P. MANUEL FERREIRA (3.º), Jesuita, cuja roupeta vestiu a 7 de Junho de 1647. Foi por duas vezes missionario na India, onde dizem baptisára mais de vinte mil gentios. - N. em Lisboa, no anno de 1630; e nada consta quanto á epocha da sua morte. Parece que ainda vivia ao tempo da publicação da obra Sem o nome do auctor. - Na Bibliogr. Universal de Roret, tomo I, pag. 147, equivocadamente se inculca este livro como impresso em 1690, quando tal edição não ha, sendo primeira e ultima a que deixo descripta. Vem esta obra qualificada de rara no Catalogo da livraria de Lord Stuart, n.º 1125”



386. GESSNER. (M.) LA MORT D' ABEL; Poeme, en cinq chants, traduit de l' Allemand de... par M.Huber. Nouvelle Édition, revue & corrigée. A Amsterdam, 1760. In -8º peq. de XXVIII - 344 págs. Encadernação da época, inteira de chagrin vermelho com elaborado trabalho a ouro nas pastas e lombada. Guardas em papel marmoreado de origem. Corte das folhas dourado e cinzelado. Bom exemplar. Ex -libris de António Augusto Pereira da Silva, professor em Lamego.



389. MANUSCRITO - ANTIFONÁRIO CORAL DO SÉCULO XVIII, em pergaminho, iluminado. In-fólio monumental (64 x 45 cm.) de 220 fls. nums. Sólida encadernação inteira de carneira setecentista, sobre tábua, com profusas ferragens em metal dourado nas pastas, de estilização concheada e floral formando cantoneiras e motivos centrais, repetindo- se toda esta composição metálica na pasta posterior. Dois fechos de metal mas já sem os atilhos de coiro, em ambas as pastas. As folhas em pergaminho encorpado, em muito bom estado de conservação. Pautas de cinco linhas de cantochão a vermelho, as notas e letras a negro, cada página contendo cinco pautas. Várias capitulares, com dimensões diversas, a vermelho, negro, azul, violeta, laranja e amarelo, algumas iluminadas e decoradas com motivos florais e um mascarão. Destaque para as desenhos iluminados de razoáveis dimensões, (entre 19 x 18 cm e 26 x 22 cm), que marcam o início de algumas orações ou salmos, representando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém ( fl.8), a acção de graças na última ceia, ( fl.61), um anjo ajudando Jesus em Getsamani, (fl.104), apresentação de Jesus a Pilatos ( fl.114), e Jesus no sepulcro, ( fl.171). Com a invulgar e valiosa indicação final de ter sido executado entre 5 de Dezembro de 1755 e 11 de Abril de 1756. Peça muito bela, bem conservada, certamente de um mosteiro português.


Saudações bibliófilas e votos de boa leitura.

Sem comentários: