"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Livraria Luis Burnay – Leilão de Livros, Manuscritos, Autógrafos, Fotografias, Desenhos e Efémera



A Livraria Luis Burnay vai realizar mais um dos seus leilões: Leilão de Livros, Manuscritos, Autógrafos, Fotografias, Desenhos e Efémera, que se realizará na nova loja (agora com sala de pregão) nos próximos dias 28 e 29 de Novembro pelas 18 horas, situada na Rua das Chagas, 31-33, junto ao Largo do Calhariz, em Lisboa.


Luis P.Burnay

Aproveito para apresentar ao estimado Luis Burnay os votos de continuação dos seus êxitos como livreiro-antiquário, com quem é sempre um prazer falar, pois que para além da sua inegável afabilidade de bom conversador está sempre pronto a disponibilizar os seus conhecimentos com a máxima das cordialidades.






Para aqueles, como eu, que sejam um pouco mais distraídos aqui fica a localização do novo espaço (próximo da anterior livraria).


Livraria Luis Burnay - localização

Os livros encontram-se em exposição na livraria nos dias 24, 26 e 27 de Novembro, no horário normal de funcionamento (10h – 13h / 15h – 19h) e nas manhãs dos próprios dias do leilão.

Vejamos então alguns dos seus lotes.



36. ART (L') de se faire aimer des femmes et de se conduire dans le monde ou Conseils aux Hommes sur les moyens de connaitre et de soigner les beautés et les défauts de toutes les parties du corps; de s'habiller avec gout; se tenir, marcher et parles d'une maniére distinguée; d'observer toutes les convenances sociales…./ par l'Ami…- A Paris: Chez l'Éditeur Rue des Filles S. Thomas nº 5, s.d. - 291p.: 1 est; 14cm.-E

Bonita edição desta obra publicada anónima, sobre a maneira dos homens se comportarem em sociedade, e agradarem ás mulheres. Este muito curioso manual de etiqueta, gozou de merecida aceitação na época e foi escrito por Jean Marie Mossé. Esta edição é a mais apreciada pois vem ilustrada com uma bonita gravura alegórica inicial e uma pagina de rosto também integralmente gravada. Exemplar muito estimado revestido por uma bonita encadernação da época inteira de chagrin com ferros a ouro nas pastas. Corte das folhas dourado.



119. COLLECÇAM dos documentos, e memorias da Academia Real da Historia Portugueza / ordenada pelo Conde de Villamayor, secretario da mesma Academia.- Lisboa Occidental: Na Officina de Joseph Antonio da Sylva, 1721-1736.- 16 volumes; 34cm.-E

Colecção importante e muito significativa (apenas com falta do ano de 1734) desta notável e monumental empresa tipográfica e precioso repositório da investigação historiográfica portuguesa, desenvolvida pela famosa Academia Real da História fundada em 1721 por D. João V. Esta publicação paradigmática do iluminismo português, que teve colaboração dos mais famosos académicos do seu tempo de que se destacam o Conde da Ericeira, D. Manuel Caetano de Sousa, José da Cunha Brochado, Marquês de Abrantes, Marquês de Alegrete, Marquês de Fronteira, Conde de Tarouca, Pe. Pedro Monteiro, Marquês de Valença e Diogo Barbosa Machado entre outros nomes cimeiros da nossa historiografia, destinava-se a escrever a história de Portugal e seus domínios ultramarinos. Nela se encontram notícias do que se passou nas conferências da Academia, contas dos estudos dos académicos, dissertações, catálogos históricos,extractos criticos de livros raros e manuscritos, transcrições de documentos importantes extraidos dos arquivos, ou noticias deles, e explicações de medalhas, inscrições epigráficas e epitáfios. Ainda se incluem algumas obras de maior vulto também impressas em separado como o "Portugal Renascido" de Fr. Manuel da Rocha, e as "Notícias Chronologicas da Universidade de Coimbra" por Francisco Leitão Ferreira. Como lhe compete este exemplar inclui a "Historia da Academia" composta pelo Marquês de Alegrete Manuel Telles da Silva em 1727 que vem adornado com um bonito frontispicio alegórico gravado por Rochefort. As paginas de rosto vêm impressas a negro e vermelho e adornadas com uma vinheta da Academia da História. Volumes revestidos por meiasencadernações de pele, com rótulos nas lombadas, provavelmente de meados do século XIX, com defeitos nas coifas e charneiras ressequidas por vezes abertas, mas ainda muito sólidas. Os três volumes de tamanho menor têm as seixas grandes para condizerem com os restantes. Colecção estimada (um vol. com acidez)desta obra rara e valiosa da qual as colecções completas são raríssimas e nenhuma apareceu no mercado nos ultimos anos.



252. KLAUBER, Joseph & Johan Baptist.- Historiae Biblicae veteris et novi testamenti, junioribus ad faciliorem eruditionem ad vivaciorem memoriam divini verbi praeconibus ad celeriorem reminiscentiam omnibus ad utilem … in centum frugiferis folis exhibitae.- Vindelicorum: Josepho & Joanne Klauber fratribus, (1748).- (1)f. 100 est.; 22 x 32cm.-E

Pensamos tratar-se da primeira edição desta notável obra artística, composta por 100 gravuras finamente abertas por buril em cobre atribuídas a Johann Adam Stockmann que apresentam outros tantos quadros com cenas biblícas em composições muito elaboradas e que sequencialmente constituem uma narrativa seguida. Todas apresentam nas margens superior e inferior um curto texto explicativo. A pagina de rosto que vem impressa a negro e vermelho apresenta o texto em alemão e latim lado a lado. Magnífico exemplo da gravura artística barroca alemã. Encadernação recente ao gosto antigo. Folha de rosto e poucas estampas com pequenos defeitos marginais restaurados. Corte das folhas imperfeito. Obra rara.



265. LIVRO DE ESTER ( MEGILAH).- Manuscrito, Marfim e Pergaminho.- Sec. XVII/XVIII.- (35cm.)

Notável rolo judaico do livro de Ester, com o punho em marfim, bonito trabalho (italiano ?) provavelmente dos secs. XVII / XVIII. O texto é constituído por 24 (+ uma em branco) folhas de 12,5 x 9cm. coladas sequencialmente e enroladas da direita para a esquerda no punho de marfim , cada uma com 15 linhas de texto hebraico manuscrito.As primeiras folhas vêm protegidas por um pedaço de setim da época já solto das margens do pergaminho onde estava cosido.Trata-se de um dos livros históricos do Antigo Testamento da Bíblia, hoje considerado de ritual judaico (é lido nas Sinagogas), mas que ao contrário da Torah pode ser possuído por qualquer pessoa. O autor do texto hebraico é desconhecido, mas parece certo que as fontes históricas são verídicas e daí a sua importância e significado históricoreligioso.



Passa-se na Pérsia na corte do Rei Assuero (geralmente identificado como Xerxes) e conta como Ester uma jovem judia entre os deportados se tornou rainha da Persia e como o seu primo e tutor Mordoqueu descobriu uma conspiração contra a vida do Rei, instigada pelo Grão-Vizir Amã, que pretendia aniquilar os judeus. Ester intervindo com o risco da sua própria vida conseguiu contrariar esses planos e o rei condenou Amã á morte e autorizou os judeus a defenderem-se dos seus inimigos. Esse decisivo papel de Ester é ainda hoje celebrado pelos judeus na festa dos Purim. Rolos antigos como este são hoje muito raros e este em particular por ter o punho em marfim. Peça de colecção. (Reproduçao na contracapa)



311. MORANDI, Giovanni Battista.- Historia Botanica Practica seu Plantarum, quae ad usum medicinae pertinent, Nomenclatura, Descriptio, et Virtutes, cum ab antiquis, tum a recentibus celebrium auctorum scriptis desumptae, ac aeneis tabulis delineatae, atquae ad vivum ex prototypo expressae, nec non in classes XXXV, distributae, ut facilius cujusque simplicis genus, ac species dignoscantur.- Mediolani: Ex Typographia Petri Francisci Malatestae, 1744.-(12),32,164p.: 1 front. 68 gravuras (coloridas); 41cm.-E

Magnífico exemplar da rara e procurada primeira edição deste notável erbolário milanês do século XVIII, que descreve as principais espécies botânicas, utilizadas em farmácia, descrevendo não só as respectivas características botânicas mas também os principais usos medicinais de cada uma. Sob o ponto de vista gráfico é espectacular, pois além das 68 gravuras de plantas finamente abertas pelo autor em chapa de cobre que lhe competem, vem adornada com um lindíssimo anterrosto alegórico com uma composição barroca ao gosto da época, com "putti" e paisagem marítima ao fundo. Também a página de rosto que vem impressa a negro e vermelho, está adornada com uma bonita vinheta gravada em chapa e ainda a pagina de dedicatória com as armas do então Cardeal de Milão. Este exemplar é dos raros que apresenta todas as gravuras finamente aguareladas á mão o que lhe confere um significativo valor adicional, muito estimado, revestido por excelente meia-encadernação de chagrin, de meados do século XIX. Exibe na folha de guarda uma inscrição de oferta ao Dr. Arthur Hintze Ribeiro datada de Ponta Delgada, 1887.(Reprodução a cores)


Bom aqui ficam estes exemplos ilustrativos da diversidade de oferta que este catálogo nos apresenta bem como o convite para a sua leitura atenta e sempre enriquecedora dos nossos conhecimentos bibliófilos.

Saudações bibliófilas.


Sem comentários: