"Se não te agradar o estylo,e o methodo, que sigo, terás paciência, porque não posso saber o teu génio, mas se lendo encontrares alguns erros, (como pode suceder, que encontres) ficar-tehey em grande obrigação se delles me advertires, para que emendando-os fique o teu gosto mais satisfeito"
Bento Morganti - Nummismologia. Lisboa, 1737. no Prólogo «A Quem Ler»

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Alguns livros Antigos disponíveis na In-Libris





O ano ainda mal começou e já surgiram as primeiras novidades.

Será no final deste mês que irá decorrer o Leilão da Biblioteca do Dr. Laureano Barros, a realizar pela «Livraria Manuel Ferreira» no Porto.
São mais dois preciosos volumes, e vamos só na II Parte, com a descrição de livros, de grande qualidade e raridade, que encerram a grande paixão pelos mesmos deste bibliófilo eminente. Um leilão a não perder!

Entretanto, quero aqui dar notícia da «Lista de Alguns livros Antigos disponíveis na In-Libris». Trata-se de um lote de 100 livros usados e antigos de temática variada (Literatura, Poesia, História, Botânica, Arte, Teatro, Sociologia, Antropologia, etc...) que pode ser consultada em: http://www.in-libris.pt/os-nossos-livros-2/os-livros-antigos/index.html

Desta destaco estes dois títulos pelo seu interesse e por representarem dois nomes fundamentais do Modernismo em Portugal.



NEGREIROS (José de Almada).— A ENGOMADEIRA. Novela Vulgar Lisboeta. [1917. Tipografia Monteiro & Cardoso. Lisboa]. In-8º gr. de 30 págs. E.É, sem dúvida, uma das mais raras obras de Almada-Negreiros, bem como uma das mais raras e procuradas de toda a bibliografia representante do modernismo português. Encadernação inteira de pele com títulos gravados na lombada, e pastas, tendo na da frente a reprodução do desenho de Almada estampado na capa da brochura. Preserva as capas de brochura. Por abrir.



PESSOA (Fernando).— LIVRO DO DESASSOSSEGO. Páginas escolhidas. Arte & Cultura. Porto. S.d. 17x22 cm. VIII-94-II págs. B.“O Livro do Desassossêgo findou aqui, deixando-nos na saudade duma obra que o autor sonhou e jamais realizou em plenitude. Florilégio breve das nuances de espírito de Fernando Pessoa, neste banquete aparecem como interlocutores quatro personagens que viveram no palco dramático da sua alma, incluindo sua própria pessoa. A reunião destes textos contribui mesmo assim para uma melhor compreensão da sua personagem, fazendo a passagem entre o homem cerebral e o homem sensível, entre o pensador e o poeta. (...)”. Restrita edição, preparada e editada por «Petrus», pseudónimo de Pedro Veiga.


Boa consulta com votos de boas descobertas. Espero que este ano seja vivido com entusiasmo por todos nós e que consigamos fortalecer, sempre mais, o intercâmbio dos nossos livros, opiniões e ideias para que a bibliofilia saia mais enriquecida.

Saudações bibliófilas

4 comentários:

Marco Fabrizio Ramírez Padilla disse...

Rui.

Nuevamente gracias por darnos a conoce esta información, ,ya vi el catálogo completo. tiene libros muy atractivos.

Saludos.

Diego Mallén disse...

¡Qué magníficas subastas se dan, de vez en cuando, en Lisboa en particular y en Portugal, en general!

Gracias a ellas a lo largo de los años he ido consiguiendo algún ejemplar de la mítica biblioteca de Bernardino Ribeiro de Carvalho.

¡Buena caza!

Rui Martins disse...

Amigos Marco y Diego
Es con grande satisfacción que retorno a “hablar” con vosotros en este año nuevo.
Es verdad que en Portugal hay muy buenas bibliotecas e colecciones. La biblioteca del Dr. Laureano Barros es un bueno ejemplo de eso. A pesar de no ser un bibliófilo “purista”, pues tiene libros de siglos más recientes, mismo estos son de grande raridad y la mayoría con dedicatorias de sus autores.
Los Catálogos son también una valiosa contribución para el conocimiento de nuestra bibliofilia.
Gracias por vuestros comentarios
Saludos bibliófilos.

JDACT disse...

Excelente trabalho. Obrigado.
JDSACT